Pacto Em Buritis - Minas Gerais

Pacto Em Buritis - Minas Gerais

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Encontro dia 22 de outubro de 2013

            CRONOGRAMA ENCONTROS PACTO BURITIS - MG


Cronograma datas/carga horária
PNAIC – Buritis – MG
SEMEC – Secretaria Municipal de Educação


Data
Carga/Horária
Tema/Unidade
28/05
4 horas
Unidade 3
04/06
4 horas
Unidade 3
18/06
4 horas
Unidade 3
25/06
4 horas
Unidade 4
09/07
4 horas
Unidade 4
23/07
4 horas
Unidade 4
06/08
4 horas
Unidade 5
13/08
4 horas
Unidade 5
27/08
4 horas
Unidade 5
03/09
4 horas
Unidade 6
17/09
4 horas
Unidade 6
24/09
4 horas
Unidade 6
08/10
4 horas
Unidade 7
22/10
4 horas
Unidade 7
05/11
4 horas
Unidade 7
19/11
4 horas
Unidade 8
26/11
4 horas
Unidade 8
03/12
4 horas
Seminário
04/12
4 horas
Seminário




Coodenador: Élcio Lopes
Orientadoras: Clésea, Maria Aparecida e Dilcea


Buritis - MG


 18º Encontro - 22 de outubro de 2013


Os estudos realizados na turma do 1º ano têm sido cada vez melhores. Neste encontro as cursistas deleitaram ao ouvir poesias declamadas pela poetisa Alda Alves. Lançamento de seu livro "Casulo". Apresentação muito interessante!
Em pequenos grupos, discutiram e organizaram um trabalho pedagógico por sequência didática. Socializaram as experiências vivenciadas com base nos planejamentos elaborados na unidade 06.
       Discutiram sobre a organização dos portfólios e do seminário para o último encontro. Apresentaram a avaliação diagnóstica aplicada nas classes de nosso município e relataram todo o desenvolvimento do trabalho realizado por elas.
Aguardo todas com muito empenho para o próximo encontro.   
Até lá!
Orientadora de estudos Clésea Gomes.









 




18º Encontro - 22 de outubro de 2013
No 18º encontro ocorrido em 22/10/2013 a turma do 2º ano discutiram questões elaboradas em casa à partir do texto lido;socializaram experiências vivenciadas com base em planejamento de projeto didático da unidade 6; realizaram leitura conjunta da seção "Iniciando a conversa"; discutiram coletivamente as seguintes questões:Os alunos aprendem as mesmas coisas, da mesma forma e no mesmo momento? Por que? Como você acompanha os conhecimentos sobre o SEA que os seus alunos constroem ao longo do ano letivo? Que estratégias você  utiliza para atender aos alunos com defasagem de aprendizagem na alfabetização? Para a realização do item 6 as alfabetizadoras contaram com uma mini exposição de livros feita pela OE. O encontro foi muito animado e proveitoso!
Parabéns cursistas pela dedicação! Cida. 








18º encontro- 22/10/13


Nessa sétima unidade discutiremos o tratamento da heterogeneidade nas turmas de final do primeiro ciclo, assim como a necessidade de práticas de ensino ajustado, que atenda as necessidades dos alunos, para ajudá-los a avançar na área da língua.         

Leitura para deleite pela cursista Olímpia.

Na roda de debate os cursistas socializaram as experiências vivenciadas e planejadas da unidade anterior. Discutiram sobre como as crianças com níveis diferentes de conhecimento sobre o SEA  participam das aulas.

Questões discutidas e socializadas :

  •    Como as crianças com diferentes níveis de conhecimentos sobre o Sistema de Escrita participam das aulas?
  •    Você já recebeu alguma turma cujos alunos aprendiam todos em um único momento?
  •  Que tipo de heterogeneidade você acha que é mais difícil de ser enfrentada na escola:
        _ a  referente ao conhecimento sobre a língua ou
              _  referente às diferenças de faixa etária?
  •  Que estratégias você acha que são importantes para lidar com a heterogeneidade em sala de aula, no ensino dos conhecimentos sobre a escrita?
  •    Como está sendo organizado na sua escola o trabalho para atender aos alunos com diferentes dificuldades de leitura e escrita?
No  debate,  o grupo percebeu que a heterogeneidade dos aprendizes nas salas de aula devem  ser trabalhadas com rotinas de atividades para atender as crianças com dificuldades na alfabetização.
Com a leitura compartilhada do texto “Direitos de aprendizagem, heterogeneidade dos aprendizes e atendimento à diversidade no final do ciclo de alfabetização: diagnosticando e organizando as crianças na sala de aula”, atenta aos professores que o atendimento à heterogeneidade nas salas de aula, pressupõe a necessidade de ressignificação dos espaços escolares e o redimensionamento do tempo pedagógico.



Segundo a autora Telma Ferraz Leal (2005)

“ As atividades em pequenos grupos são especialmente importantes, por propiciarem, de modo mais íntimo, trocas de experiências entre os alunos, levando-os a compartilhar saberes, a levantar questões e respostas que os adultos escolarizados nem sempre se propõem. Nesse modo de organização, podemos realizar atividades unificadas, ou seja, cada grupo trabalhando independente, mas realizando a mesma tarefa: ou atividades diversificadas, em que cada grupo tem uma tarefa a ser cumprida.”


 Tarefa casa/escola;


-Fazer o registro de uma experiência de como é realizado o atendimento às crianças com  dificuldades na alfabetização.

-Planejar atividades utilizando um livro de “Obras Complementares” que possam atender a diferentes necessidades dos aprendizes.



*Um professor pode encontrar a eternidade, pois nunca poderemos determinar onde pára a sua influência sobre os alunos que um dia serão homens, gênios, inventores, sementes que germinaram pelas mãos de seus mestres.*

            Parabéns pelo empenho e dedicação!
                             OE: Dilcéa Silva


 Leitura para deleite


Leitura para deleite


Debate/socialização

Debate/socialização  

 Debate/socialização 

 Debate/socialização 

Debate/socialização  

Debate/socialização


Encontro dia 22 de outubro de 2013



Convidamos a todos os Professores para que como sempre tem cumprido com esforço a pontualidade, novamente nesse encontro cheguem pontualmente as 19:00 horas. 

Haverá pontualmente a abertura com a Poetisa ALDA ALVES BARBOSA, que estará convidando os professores para o lançamento de seu livro "O Casulo" conforme convite abaixo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário